Fotos: @dg.fotos
Texto: Márcio Carlin
Gabriel Poletto, de 14 anos, natural de Monte Alegre dos Campos (RS), sagrou-se campeão gaúcho de hard enduro e da Copa Worm & Braap no dia 15 de novembro, em Farroupilha (RS).
O piloto se destaca como um dos mais relevantes da modalidade no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Desde muito pequeno, Gabriel demonstrava um interesse incomum por motocicletas. Sua imagem mental era a de um menino que cresceu e se tornou piloto, aventurando-se em competições em trilhas e montanhas pelo mundo.
Com o apoio dos pais, ele deu início a uma jornada incrível no Hard Enduro quando ganhou sua primeira moto, uma TTR 125.
Aos nove anos, em 2020, Gabriel participou de sua primeira corrida. Iniciava-se, assim, uma carreira promissora, que chamava atenção pelo talento e determinação do garoto.
E os resultados não demoraram a aparecer. Em 2022, o piloto conquistou sua primeira marca expressiva: foi vice-campeão gaúcho de hard enduro.
Em 2023, mesmo sem participar de todas as etapas do campeonato, manteve o foco total nos treinos e na evolução. Mesmo sem a realização da edição do campeonato gaúcho em 2024, Gabriel continuou se dedicando e crescendo como piloto, acumulando experiências e se preparando para os desafios futuros.
Então, em 2025, Gabriel viveu o momento mais especial de sua carreira até então: competindo pela equipe Tchê Racing, conquistou o campeonato gaúcho de hard enduro e a Copa Worm & Braap. A promessa se tornou realidade.
Gabriel não para. Entre os estudos e a rotina de treinamentos, o piloto mira voos mais altos: participar e conquistar o campeonato brasileiro de Hard Enduro, e mais adiante, representar o Brasil nas etapas do Mundial da categoria.
Tâmo junto, Gabriel!