BLOG

Ao redor do mundo em uma motocicleta BMW

01/10/2025
imagem-principal

Fonte: https://www.bmw-motorrad.com/en/articles/elspeth-beard.html
 

No verão de 1982, enquanto outros estudantes se dedicavam aos livros em bibliotecas ou planejavam férias, Elspeth Beard, de 23 anos, da Inglaterra, fez as malas e partiu sobre duas rodas. Ela era estudante de arquitetura, apaixonada por tecnologia, curiosa – e tinha um sonho: dar a volta ao mundo de motocicleta. Sua companheira: uma BMW R 60/6 usada, de 1974, com 55.000 quilômetros já rodados. Elspeth a comprou pelo equivalente a € 1.300, uma quantia considerável para a época. Mas ela não viu a idade da máquina, mas sim uma promessa – a de liberdade sem fim.

Mesmo com internet, GPS e cartões de crédito, ainda é preciso coragem para fazer isso hoje em dia, mas no início dos anos 1980, era uma verdadeira aventura. Sem rede, sem comunidade, sem plano B. Apenas mapas, instinto e uma determinação inabalável de não desistir.

 

 

Da Big Apple ao Outback

 

Elspeth e sua BMW começam a jornada separadamente. A motocicleta atravessa o oceano de navio, enquanto Elspeth a segue cerca de duas semanas depois, de avião. Reunidas em Nova York, ela pilota a BMW em direção ao norte, ao Canadá, e depois ao sul, ao México. Carregada em Los Angeles, sua BMW segue de navio até Sydney. A própria Elspeth aproveita o período intermediário para viajar pela Nova Zelândia a pé.

Ela voa para a Austrália, faz um estágio de arquitetura em Sydney e, paralelamente, fabrica suas próprias caixas de alumínio para sua moto. Tecnologia, design e sede de aventura: é aqui que seus mundos começam a se fundir.
Enquanto ela continua sua jornada ao redor do mundo em sua motocicleta, um grave acidente na natureza selvagem australiana a leva ao hospital.

Felizmente, duas semanas depois, ela já está trabalhando em sua BMW novamente – colocando-a em forma novamente – e continua sua jornada. Então, em Cingapura, ela sofre outro golpe: todos os seus documentos de viagem, dinheiro e até mesmo sua chave de ignição são roubados. Ela passa seis semanas extenuantes lutando com as autoridades, escrevendo cartas e pedindo ajuda. E, finalmente, continua sua jornada.

 

 

Entre o Oriente e o Ocidente

 

Via Malásia, ela viaja para a Tailândia. Lá, um cachorro passa na frente de sua motocicleta, causando um novo acidente. Uma família local cuida dela por duas semanas até que se recupere. Em seguida, ela segue para a Índia, via Malásia. A instabilidade política dificulta a saída da Índia, mas ela consegue chegar ao Nepal, onde vê seus pais, que vieram da Inglaterra, pela primeira vez em mais de dois anos. Eles ficam chocados com a aparência emaciada da filha. Mas Elspeth cresceu interiormente, cheia de força e confiança em si mesma.

Ela começa sua jornada de volta com um motociclista holandês de BMW que conhece no Nepal. Eles atravessam o Paquistão por estradas não pavimentadas e depois seguem para o Irã. Embora as estradas bem desenvolvidas do Irã ofereçam algum alívio, Elspeth está debilitada pela hepatite. Mal conseguindo ficar de pé, ela continua. Na Turquia, ela se permite uma pausa – e sua BMW, uma manutenção atrasada. Revigorada, ela viaja pelos Bálcãs de volta à Inglaterra.

 

 

Mais de 55.000 quilômetros ao redor do mundo

 

Três anos, mais de 55.000 quilômetros, inúmeros desafios, contratempos – e outros tantos momentos de felicidade. Elspeth Beard circunavegou o globo com coragem, curiosidade e uma confiável BMW R 60/6 – numa época em que quase ninguém acreditava que uma jovem conseguiria fazer tudo sozinha.

 

Hoje, Elspeth Beard mora em uma torre de água vitoriana, que ela transformou em uma casa única, e é uma arquiteta premiada. Ela ainda possui sua BMW – como um monumento à liberdade, à determinação e ao sonho de grandes aventuras.
 

 

imagem-secundaria

VEJA TAMBÉM

18/08/2025
imagem

Honda CRF 300F 2026 chega em setembro

15/07/2025
imagem

Kawasaki Versys 650 Tourer 2025: a motocicleta que redefine conforto e versatilidade em suas viagens

09/06/2025
imagem

Bastou um milissegundo de distração para ele despencar sua BMW R 1250 GS por um barranco e em seguida fez a coisa mais ilegal do mundo

CENTRAL DE RELACIONAMENTO ANKER

+55 (54) 3026 - 4999

atendimento@ankeracessorios.com

Avenida José Carlos de Anflor, 563 Bairro Kayser
CEP 95096-300       Caxias do Sul | RS | Brasil

INDÚSTRIA BRASILEIRA | MADE IN BRAZIL