BLOG

Motocicletas 2T e 4T: conheça as diferenças!

08/07/2022
imagem-principal

A experiência de pilotagem é totalmente diferente em motos 2T e 4T. Por isso, na hora de escolher o motor ideal para a sua off road é fundamental saber quais são as características e diferenças na utilização entre estes dois tipos de motores.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre as motocicletas 2T e 4T, vantagens e desvantagens de cada uma delas e dicas práticas de como escolher a opção perfeita para as suas necessidades. Confira!

 

  • ROTAÇÕES DE PISTÃO NAS 2 TEMPOS E NAS 4 TEMPOS


O motor de uma motocicleta pode ser do tipo “2 tempos” ou “4 tempos”, também chamadas de 2T e 4T.
A principal diferença entre um motor 2T de um motor 4T é a quantidade de rotações do pistão que são necessárias para realizar a admissão, explosão e exaustão.

Enquanto o motor 2 tempos faz duas rotações do pistão, o motor 4 tempos precisa rotacionar 4 vezes para executar a mesma operação.

Ou seja, a construção e método de funcionamento destes motores é diferente. Os motores 2T tem uma construção mais simples, porém, a experiência de pilotagem é mais desafiadora.  

 

  • EXPERIÊNCIA DE PILOTAGEM EM MOTOCICLETAS 2T E 4T

Os motores 2T e 4T proporcionam dois estilos de pilotagem e experiência totalmente diferentes. No caso das motos 2 tempos o piloto precisa ter mais confiança, experiência, técnica e preparo para pilotagem já que este tipo de moto não conta com freio motor. 

Por outro lado, a pilotagem das motocicletas com motores 4 tempos é mais fácil, especialmente em manobras, já que o centro do motor é mais baixo. Em condições de pilotagem extrema, as reações da moto 4T são minimizadas, o que favorece o equilíbrio e o controle da moto.

Na prática, quando você está pilotando uma 4 tempos e entra em uma curva, a moto reduz a velocidade gradativamente, especialmente se houver redução de marcha — o freio motor ajuda a moto a diminuir a velocidade de forma constante. Isso permite que o piloto consiga entrar com mais suavidade na curva sem perder a velocidade e constância. 

Por sua vez, ao entrar em uma curva com uma 2T o piloto freia mas não há uma redução significativa de velocidade. Para manter o controle da moto 2 tempos é necessário ter uma dose adicional de controle, estabilidade e técnica, tanto na aceleração quanto na frenagem. 

Na saída das curvas também existe uma grande diferença significativa entre elas. Quando você sai da curva usando uma 4 tempos a aceleração aumenta progressivamente, enquanto na 2 tempos essa aceleração muda de uma hora para outra. 

A conclusão em termos de experiência de pilotagem é que a 2T exige mais controle tanto na frenagem quanto na aceleração. Daí a importância de ter mais experiência e técnica de pilotagem usando uma 2 tempos. Para obter os melhores resultados com uma 2T você precisa desenvolver suas habilidades e experiência na utilização da moto.

 

  • DIFERENCIAIS COMPETITIVOS NA 2T E NA 4T

Os motores 4 tempos são mais pesados do que os 2 tempos, isso porque tem uma quantidade maior de peças. Alguns pilotos apontam essa característica como uma desvantagem da 4T na pilotagem.

No entanto, apesar do peso e da rotação menor em relação aos motores 2 tempos, as 4 tempos têm diferenciais competitivos como o alto torque em baixas rotações e o rebaixamento do centro de gravidade. Essas características contribuem para oferecer melhor ciclística e  experiência de pilotagem.

Em outras palavras, as 4T são mais fáceis de pilotar. Isso acontece graças ao centro de gravidade mais baixo que, em uma curva de potência mais branda, minimiza as reações da moto, especialmente em condições de pilotagem extremas.

Além disso, apesar das 2T serem mais leves, elas também são mais “arredias”, o que significa que é mais difícil controlar uma 2T. Apesar disso, é válido destacar que os custos de manutenção da 2T são mais baixos em relação à 4T.

 

  • COMPETIÇÕES COM MOTORES 4T E 2T

Atualmente, os pilotos têm se destacado em competições utilizando motores 4 tempos. Isso está diretamente relacionado com a facilidade de pilotagem deste tipo de moto. Esse destaque é maior em supercross e motocross, já que os terrenos têm muitas irregularidades no piso, o que demanda melhor desempenho de tração.

Neste caso, as motos 4T tem mais tração que as 2T, têm o peso próximo ao solo e são mais fortes em baixas rotações.

Para quem compete e quer ganhar corridas, a 4 tempos costuma ser mais indicada, especialmente em motocross e supercross. Se você usa a sua moto para trilhas, a 4T também é a mais indicada já que a sua pilotagem é mais fácil e ela não derrapa tanto em alto giro.

O que é importante destacar é que a experiência de pilotagem é totalmente diferente em uma moto 2T e em uma 4T. Apesar disso, não há uma melhor ou pior, são duas propostas diferentes, a escolha deve partir da análise dos seus objetivos pessoais, tipo de pilotagem e experiência.

 

  • CUSTO-BENEFÍCIO DA 4T E DA 2T

Quando se fala em diferenças entre 4T e 2T, não podemos deixar de mencionar os custos. O custo de manutenção é muito mais baixo em uma 2T, porém, a vida útil também é mais curta do que a 4T.

Se você tem dúvidas, a dica é buscar orientações e suporte especializado com empresas que atuam no segmento de motoparts. Na Anker Acessórios você encontra produtos desenvolvidos com foco em performance, segurança e aproveitamento.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, oferecemos aos nossos clientes orientações e produtos que garantem a melhor performance e uma experiência de pilotagem incrível.

Na Anker você encontra acelerador rápido sem rolamento do tipo 4T, acessório que vai garantir que a sua moto atinja uma aceleração máxima com apenas 1/4 de volta.

 

Quer saber mais sobre este e outros acessórios para a sua moto ou deseja se tornar um revendedor dos produtos Anker? Entre em contato conosco e solicite informações! 

VEJA TAMBÉM

18/01/2022
imagem

Vai de moto? Confira os acessórios indispensáveis para as suas viagens

14/12/2021
imagem

Cuidados com a moto antes de fazer sua viagem de fim de ano

22/11/2021
imagem

Por que usar a moto como transporte principal pode ser vantajoso

FIQUE POR
DENTRO DE TUDO

CENTRAL DE RELACIONAMENTO ANKER

(54) 3026 - 4999

atendimento@ankeracessorios.com

Av. José Carlos de Anflor, 563, Bairro: Kayser
Caxias do Sul, RS, Brasil. CEP 95096-300

INDÚSTRIA BRASILEIRA / MADE IN BRAZIL